Policiais militares são flagrados agredindo skatista em Taubaté
Dois policiais militares estão sendo acusados de agredir skatistas no Parque Jardim das Nações, em Taubaté. A confusão, que aconteceu no sábado, envolveu também agentes da guarda municipal. O tumulto foi registrado por testemunhas. Depois de ter acesso ao vídeo, o comando da PM admite que houve excesso na abordagem.
As imagens foram feitas com o celular de uma das pessoas que estavam no local. Elas mostram quando um dos skatistas discute com os policiais e é agredido. "Eu pedi que eles abaixassem as armas porque tava cheio de criança, de familia. E aí eles ja vieram pra cima, e deram uma coronhada na minha cabeça”, conta o rapaz que foi ferido.
A confusão teria começado quando dois Guardas Municipais chegaram ao Parque Jardim das Nações, na tarde de sábado (2). "Eles chegaram e pararam a moto no meio da pista, onde que os atletas andam e praticam esporte”.
Segundo uma testemunha, que não quis se identificar, os guardas se irritaram quando os skatistas pediram pra que eles tirassem as motos do local. “E já chegou apavorando. ‘O que que você ta falando pra mim? Se tá mandando eu fazer o que?’ Daí eles acharam ruim, e que tava desafiando".
Segundo a polícia, a viatura foi chamada ao local pela Guarda Municipal para dar apoio a uma ocorrência em que teriam pessoas utilizando drogas no parque. Durante a abordagem teria acontecido certo desentendimento, porque foi questionado o uso do armamento pelos policiais - um deles estaria com uma arma longa. "Tinha uma criança próxima e os policiais apontando a arma, todos com medo", reclama um dos skatistas.
A major da Polícia Militar analisou o vídeo gravado durante a confusão. E diz que um inquérito já foi aberto para investigar a conduta dos policiais. "Se houve desacato à autoridade policial, essa pessoa teria que ser imobilizada e ser conduzida à delegacia. Só que, provavelmente, houve excesso por parte do policial na questão da imobilização", declarou a comandante do BPMI de Taubaté, Major Eliane Nikoluk.
O Secretário de Segurança Pública de Taubaté nega que os guardas teriam estacionado as motos na pista de skate. "Estamos abrindo uma sindicância. Mas já posso adiantar que realmente isso não ocorreu", declarou Orlando Lima, secretário de Taubaté.
O skatista - que precisou levar dez pontos na cabeça - passou por um exame de corpo de delito. Ele também registrou um boletim de ocorrência contra os policiais militares, por agressão e abuso de autoridade.
Os PMs foram afastados temporariamente desse tipo de operação. Ao fim do inquérito, eles podem ser demitidos. Sobre a arma usada na abordagem, a Polícia Militar informou que ela tinha uma munição não-letal, popularmente conhecida como bala de borracha.
Marcadores:
Noticias
Postar um comentário